Grupo I
A – Felizmente Há Luar!
Análise e intepretação/compreensão de texto
1. Como fazer uma boa análise e interpretação de texto:
- Ler o texto várias vezes, calma e pausadamente
- Tirar anotações
- Sublinhar as ideias principais
2. O que pode ajudar ainda:
- Ler o “Felizmente Há Luar!” para compreender
3. Didascálias (ou indicações cénicas) são texto secundário que serve de suporte ao texto dramático (fala de personagens). Existem 2 tipos:
1 - As didascálias que encontramos entre parênteses dão-nos indicações sobre a expressão corporal da personagem, os seus sentimentos e emoções, o seu movimento em palco, a entrada e saída. Também indicam os destinatários dos actos de fala, o tom de voz, as mudanças de luz, o som.
2 - As didascálias laterais acompanham as palavras das personagens e ajudam à sua caracterização, esclarendo a forma como falam, revelando as intenções do que está a ser dito, para que as palavras sejam bem interpretadas (sobretudo pelo leitor).
B – Os Lusíadas
Texto expositivo-argumentativo de 80-120 palavras
(é um grupo de escrita integrante do exame nacional, por isso não haverá grupo III)
(é um grupo de escrita integrante do exame nacional, por isso não haverá grupo III)
1. Temática: Mitificação do Herói
Exemplo
Camões glorifica o mito de um herói colectivo, “Os Lusíadas”, um povo aventureiro que desafiou mares e deuses, com um objectivo: descobrir o caminho marítimo para a Índia. Na obra, são apresentados na Proposição.
Quem é, afinal, este herói? São “As armas e os barões assinalados,/(...)da Ocidental praia Lusitana,/Por mares nunca (...) navegados(...)”.
“(...)Cantando espalharei por toda a parte(...)”, diz o poeta, sobre a história deste herói: cada passo de coragem, cada golpe de sangue, cada suspiro de dor, cada grito de vitória, símbolos da expansão do seu Império – “(...) perigos e guerras esforçados,/Mais do que prometia a força humana,/E (...)edificaram/Novo Reino(...)”.
Assim, a luta, o esforço e a divinização tornam possível a mitização deste herói: o povo português! (120 palavras!)
2. Temática: Reflexões do Poeta
Exemplo
Camões, no final de cada Canto, exprime a sua visão dos factos, elevando a voz crítica da sua consciência e emoção, através de palavras didácticas, morais, severas, relativamente à ingratidão que recebe d’“Os Lusíadas” – as suas reflexões.
Estas são considerações tecidas à sociedade, revelando a fragilidade da vida humana (Canto I), aspiração à imortalidade (Canto IX),o desprezo sofrido pelas Artes e Letras (Canto V), a crítica ao exercício do poder e materialismo (Canto VIII), o valor da Fama e Glória (Canto VI). A sua mágoa condensa-se em lamentações (Canto X): “Nô mais(...), que a Lira tenho/Destemperada e a voz enrouquecida,(...)”.
Assim, Camões contrasta entre o que canta – idealização - e vê - realidade, que é amarga e ingrata. (120 palavras!)
NOTA: As expressões sublinhadas são as ideias que devem ser referidas em cada temática.
Grupo II
Gramática
1. Grupo Verbal/Verbo:
Exprime uma acção ou um estado situados no tempo
1.1.Modalidades - Debruçam-se sobre o Modo da acção!
- Modalidade Apreciativa (exprime apreciação/opinião)
- Ex: Gosto de ir ao cinema.
- Modalidade Deôntica (exprime ordem)
- Permissão - Ex: Podes ir ao cinema.
- Obrigação - Ex: Tens de ficar em casa!
- Proibição – Ex: Não podes ir ao cinema!
- Modalidade Epistémica (exprime juízo verdadeiro ou falso)
- De Certeza – Ex: Hoje vou ao cinema.
- De Possibilidade – Ex: É possível que hoje vá ao cinema./Pode ser que...
- De Probabilidade – Ex: Provavelmente, vou ao cinema./É provável que...
1.2.Aspecto – Debruçam-se sobre a duração/aspecto/estado da acção
àQuanto ao completamento do processo
- Valor Perfectivo – a acção é concluída, é apresentada na sua totalidade
- Ex: O José nadou durante dez minutos.
- Valor Imperfectivo – a acção está incompleta e pode ou não prolongar-se no tempo.
- Ex: O Nuno está a ler um livro do Noddy.
*Nota: quando se faz a classificação do aspecto verbal, só se classifica quanto à duração e ao desenvolvimento do processo/acção ou excepção, daí que possam existir várias opções para uma mesma expressão.
àQuanto à duração do processo
- Valor Durativo – a acção prolonga-se no tempo
- Ex: O Gui está a jogar futebol no jardim.
- Valor Pontual – acção momentânea, uma excepção que ocorreu no tempo
- Ex: Ontem, a Joana chegou cedo a casa.
- Habital – acção que se sucede durante um número ilimitado de vezes
- Ex: O Manel pratica Taewondo às terças-feiras.
à Excepção relativamente à forma
- Valor Genérico – premissa universal- Ex: O Homem é mortal.
àQuanto ao desenvolvimento do processo
- Ingressivo – a acção é começada
- Ex: A Susana começou a prova de azeites.
- Progressivo – a acção está a desenvolver-se
- Ex: A Maria está a estudar para o seu exame de Economia.
- Conclusivo – a acção foi terminada
- Ex: A Francisca concluiu os seus resumos de português.
1.3.Tempos – situa no tempo as acções ou os estado expressos pelos verbos, relativamente ao momento da elocução.
- Presente (realiza-se actualmente) – Ex: Ele trabalha.
- Pretérito
o Perfeito (mais recente)
§ Simples - Ex: Ele trabalhou.
§ Composto – Ex: Ele tem trabalhado.
o Imperfeito (passado não tão recente) – Ex: Ele trabalhava
o Mais-que-Perfeito (antigamente)
§ Simples - Ex: Ele trabalhara.
§ Composto – Ex: Ele tinha trabalhado.
- Futuro
o Perfeito (acção futura a realizar depois de outra futura também ser concluída)
§ Simples - Ex: Quando for chamado, ele trabalhará aos fins-de-semana.
§ Composto – Ex: Ele terá trabalhado arduamente, antes de ter sido avisado.
o Imperfeito (a realizar no futuro) – Ex: Ele trabalhará.
1.4.Modos - São as diversas maneiras como o emissor concebe a acção, ou o estado, expressos pelo verbo
· Indicativo (acção concebida como uma realidade) – Ex: Eu estudo.
· Conjuntivo (acção concebida como uma potencial, duvidosa, possível, desejável, recomendável) – Ex: Ele que trabalhe sozinho.
· Imperativo (acção apresentada como uma ordem, uma exortação, um pedido) – Ex: Trabalha imediatamente!
· Condicional (acção dependente de uma condição) – Ex: Trabalharias melhor se tivesses dormido mais horas.
1.5.Voz
· Activa (sujeito pratica a acção designada pelo verbo) – Ex: O pai chama o filho.
· Passiva (sujeito sofre a acção praticada por outro) – Ex: O filho é chamado pelo pai.
1.6.Formas nominais
· Infinitivo (o processo verbal em potência; é o nome do verbo; exprime a ideia da acção) – Ex. Lutar é vencer!
· Gerúndio (apresenta a acção a decorrer, desempenhando funções exercidas pelos adjectivos e advérbios) – Ex: E lá foi ela cantando pela rua.
· Partícipio Passado (designa o resultado do processo verbal, funcionando, ao mesmo tempo, como verbo e como adjectivo ) – Ex: Ele foi fotografado para uma revista.
2.Funções Sintácticas
1 – ao nível da FRASE
· Sujeito
à Simples – Ex: A Maria partiu para férias.
à Composto – Ex: A Maria e a família partiram para férias.
à Nulo
- Indeterminado – Ex: Diz-se que vai chover.
- Subentendido – Ex: (Nós) Partimos para férias.
- Expletivo – Ex: (-) Escureceu cedo.
· Predicado – Ex: A Maria partiu para férias.
· Vocativo – Ex: Maria, sempre vais para férias?
· Modificador da Frase
à Ex: Em boa hora, a Maria partiu para férias. (Grupo preposicional)
à Ex: Felizmente, a Maria partiu para férias. (Grupo adverbial)
à Ex: Se tiver tempo, a Maria visitará o Minho. (Oração subordinada adverbial condicional)
2 - ao nível do GRUPO NOMINAL
· Complemento do Nome
à Ex: O uso de aerogeradores é uma alternativa ao petróleo. (Grupo preposicional não oracional)
à Ex: O desejo de poupar energia leva-nos a substituir as lâmpadas. (Grupo preposicional oracional)
à Ex: A consciência ecológica leva-nos a procurar energias alternativas.(Grupo adjectival)
à Ex: O uso de aerogeradores é uma alternativa ao petróleo. (Grupo preposicional não oracional)
à Ex: O desejo de poupar energia leva-nos a substituir as lâmpadas. (Grupo preposicional oracional)
à Ex: A consciência ecológica leva-nos a procurar energias alternativas.(Grupo adjectival)
· Modificador do Nome
à Restritivo
- Ex: O carro eléctrico é uma alternativa. (Grupo adjectival)
- Ex: A cimeira de Ecologia definiu novas metas. (Grupo preposicional)
- Ex: Os objectos que são reciclados poupam os recursos naturais. (Oração subordinada adjectiva relativa)
- Ex: As medidas para o combate ao aquecimento global estão em curso. (Oração subordinada final)
àApositivo (entre vírgulas)
- Ex: O Greenpeace, movimento de ecologistas, tem desenvolvido muitas campanhas. (Grupo nominal)
- Ex: A Terra, poluída,corre perigo. (Grupo adjectival)
- Ex: A Ilha da Madeira, com bons recursos naturais, atrai muitos turistas. (Grupo preposicional)
- Ex: Este rio, que não está poluído, tem uma excelente praia fluvial. (Oração subordinada adjectiva relativa)
à Restritivo
- Ex: O carro eléctrico é uma alternativa. (Grupo adjectival)
- Ex: A cimeira de Ecologia definiu novas metas. (Grupo preposicional)
- Ex: Os objectos que são reciclados poupam os recursos naturais. (Oração subordinada adjectiva relativa)
- Ex: As medidas para o combate ao aquecimento global estão em curso. (Oração subordinada final)
àApositivo (entre vírgulas)
- Ex: O Greenpeace, movimento de ecologistas, tem desenvolvido muitas campanhas. (Grupo nominal)
- Ex: A Terra, poluída,corre perigo. (Grupo adjectival)
- Ex: A Ilha da Madeira, com bons recursos naturais, atrai muitos turistas. (Grupo preposicional)
- Ex: Este rio, que não está poluído, tem uma excelente praia fluvial. (Oração subordinada adjectiva relativa)
3 – ao nível do GRUPO VERBAL
· Complemento
à Directo - Ex: A Mariana comprou uns ténis.
à Indirecto - Ex: A avó ofereceu uns ténis à Mariana.
à Oblíquo - Ex: A Mariana precisava de uns ténis.
à Agente da Passiva - Ex: Os ténis foram oferecidos pela avó.
à Directo - Ex: A Mariana comprou uns ténis.
à Indirecto - Ex: A avó ofereceu uns ténis à Mariana.
à Oblíquo - Ex: A Mariana precisava de uns ténis.
à Agente da Passiva - Ex: Os ténis foram oferecidos pela avó.
· Predicativo
àDo sujeito - Ex: A Mariana ficou radiante.
à Do Complemento Directo - Ex: A Mariana acha a avó muito querida.
àDo sujeito - Ex: A Mariana ficou radiante.
à Do Complemento Directo - Ex: A Mariana acha a avó muito querida.
· Modificador do Grupo Verbal
- Ex: A Mariana estreou os ténis ontem. (Grupo adverbial)
- Ex: A Mariana estreou os ténis ontem. (Grupo adverbial)
- Ex: A Mariana calçou os ténis com prazer. (Grupo preposicional
- Ex: A Mariana calçou os ténis novos porque perdeu outros. (Oração subordinada adverbial causal)
4 – ao nível do GRUPO ADJECTIVA
· Complemento do adjectivo
- Ex: A empresa está satisfeira com os resultados. (Grupo preposicional não oracional)
- Ex: O pintor está feliz por ter vendido vários quadros. (Grupo preposicional oracional)
- Ex: A empresa está satisfeira com os resultados. (Grupo preposicional não oracional)
- Ex: O pintor está feliz por ter vendido vários quadros. (Grupo preposicional oracional)
NOTA: O sombreado a amarelo é o que deve ser obrigatoriamente escrito na resposta! Uma resposta incompleta é conotada com 0 pontos, por isso, a classificação sintáctica deve ser completa a devidamente identificada quanto ao nível a que se adequa e à função.
Comentários
Enviar um comentário