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PORTUGUÊS 12º ano 4º teste: Felizmente Há Luar & Lusíadas

Grupo I
A Felizmente Há Luar!
Análise e intepretação/compreensão de texto
1. Como fazer uma boa análise e interpretação de texto:
            - Ler o texto várias vezes, calma e pausadamente
            - Tirar anotações
            - Sublinhar as ideias principais
2. O que pode ajudar ainda:
            - Ler o “Felizmente Há Luar!” para compreender

3.  Didascálias (ou indicações cénicas) são texto secundário que serve de suporte ao texto dramático (fala de personagens). Existem 2 tipos:
                 1 - As didascálias que encontramos entre parênteses dão-nos indicações sobre a expressão corporal da personagem, os seus sentimentos e emoções, o seu movimento em palco, a entrada e saída. Também indicam os destinatários dos actos de fala, o tom de voz, as mudanças de luz, o som.
                 2 - As didascálias laterais acompanham as palavras das personagens e ajudam à sua caracterização, esclarendo a forma como falam, revelando as intenções do que está a ser dito, para que as palavras sejam bem interpretadas (sobretudo pelo leitor).
BOs Lusíadas
Texto expositivo-argumentativo de 80-120 palavras
um grupo de escrita integrante do exame nacional, por isso não haverá grupo III)
 
1. Temática: Mitificação do Herói
Exemplo
            Camões glorifica o mito de um herói colectivo, “Os Lusíadas”, um povo aventureiro que desafiou mares e deuses, com um objectivo: descobrir o caminho marítimo para a Índia. Na obra, são apresentados na Proposição.
            Quem é, afinal, este herói? São “As armas e os barões assinalados,/(...)da Ocidental praia Lusitana,/Por mares nunca (...) navegados(...)”.
           “(...)Cantando espalharei por toda a parte(...)”, diz o poeta, sobre a história deste herói: cada passo de coragem, cada golpe de sangue, cada suspiro de dor, cada grito de vitória, símbolos da expansão do seu Império – “(...) perigos e guerras esforçados,/Mais do que prometia a força humana,/E (...)edificaram/Novo Reino(...)”.
Assim, a luta, o esforço e a divinização tornam possível a mitização deste herói: o povo português! (120 palavras!)
2. Temática: Reflexões do Poeta
Exemplo
             Camões, no final de cada Canto, exprime a sua visão dos factos, elevando a voz crítica da sua consciência e emoção, através de palavras didácticas, morais, severas, relativamente à ingratidão que recebe d’“Os Lusíadas” – as suas reflexões.
            Estas são considerações tecidas à sociedade, revelando a fragilidade da vida humana (Canto I), aspiração à imortalidade (Canto IX),o desprezo sofrido pelas Artes e Letras (Canto V), a crítica ao exercício do poder e materialismo (Canto VIII), o valor da Fama e Glória (Canto VI). A sua mágoa condensa-se em lamentações (Canto X): “Nô mais(...), que a Lira tenho/Destemperada e a voz enrouquecida,(...)”.
           Assim, Camões contrasta entre o que canta – idealização - e  vê - realidade, que é amarga e ingrata. (120 palavras!)
NOTA: As expressões sublinhadas são as ideias que devem ser referidas em cada temática.
Grupo II
Gramática
1.     Grupo Verbal/Verbo:
Exprime uma acção ou um estado situados no tempo
                        1.1.Modalidades - Debruçam-se sobre o Modo da acção!
  • Modalidade Apreciativa (exprime apreciação/opinião)
      • Ex: Gosto de ir ao cinema.
  • Modalidade Deôntica (exprime ordem)
    • Permissão - Ex: Podes ir ao cinema.
    • Obrigação - Ex: Tens de ficar em casa!
    • Proibição – Ex: Não podes ir ao cinema!
  • Modalidade Epistémica (exprime juízo verdadeiro ou falso)
    • De Certeza – Ex: Hoje vou ao cinema.
    • De Possibilidade – Ex: É possível que hoje vá ao cinema./Pode ser que...
    • De Probabilidade – Ex: Provavelmente, vou ao cinema./É provável que...

1.2.Aspecto – Debruçam-se sobre a duração/aspecto/estado da acção

            àQuanto ao completamento do processo
  • Valor Perfectivo – a acção é concluída, é apresentada na sua totalidade
    • Ex: O José nadou durante dez minutos.
  • Valor Imperfectivo – a acção está incompleta e pode ou não prolongar-se no tempo.
    • Ex: O Nuno está a ler um livro do Noddy.
*Nota: quando se faz a classificação do aspecto verbal, só se classifica quanto à duração e ao desenvolvimento do processo/acção ou excepção, daí que possam existir várias opções para uma mesma expressão.

àQuanto à duração do processo
  • Valor Durativo – a acção prolonga-se no tempo
    • Ex: O Gui está a jogar futebol no jardim.
  • Valor Pontual – acção momentânea, uma excepção que ocorreu no tempo
    • Ex: Ontem, a Joana chegou cedo a casa.
  • Habital – acção que se sucede durante um número ilimitado de vezes
    • Ex: O Manel pratica Taewondo às terças-feiras.
            à Excepção relativamente à forma
- Valor Genérico – premissa universal
    • Ex: O Homem é mortal.
àQuanto ao desenvolvimento do processo
  • Ingressivo – a acção é começada
    • Ex: A Susana começou a prova de azeites.
  • Progressivo – a acção está a desenvolver-se
    • Ex: A Maria está a estudar para o seu exame de Economia.
  • Conclusivo – a acção foi terminada
    • Ex: A Francisca concluiu os seus resumos de português.
1.3.Tempos – situa no tempo as acções ou os estado expressos pelos verbos, relativamente ao momento da elocução.
      • Presente (realiza-se actualmente) – Ex: Ele trabalha.
      • Pretérito
o   Perfeito (mais recente)
§  Simples - Ex: Ele trabalhou.
§  Composto – Ex: Ele tem trabalhado.
o   Imperfeito (passado não tão recente) – Ex: Ele trabalhava
o   Mais-que-Perfeito (antigamente)
§  Simples - Ex: Ele trabalhara.
§  Composto – Ex: Ele tinha trabalhado.
      • Futuro
o   Perfeito (acção futura a realizar depois de outra futura também ser concluída)
§  Simples - Ex: Quando for chamado, ele trabalhará aos fins-de-semana.
§  Composto – Ex: Ele terá trabalhado arduamente, antes de ter sido avisado.
o   Imperfeito (a realizar no futuro) – Ex: Ele trabalhará.

1.4.Modos - São as diversas maneiras como o emissor concebe a acção, ou o estado, expressos pelo verbo
·         Indicativo (acção concebida como uma realidade) – Ex: Eu estudo.
·         Conjuntivo (acção concebida como uma potencial, duvidosa, possível, desejável, recomendável) – Ex: Ele que trabalhe sozinho.
·         Imperativo (acção apresentada como uma ordem, uma exortação, um pedido) – Ex: Trabalha imediatamente!
·         Condicional (acção dependente de uma condição) – Ex: Trabalharias melhor se tivesses dormido mais horas.

1.5.Voz
·         Activa (sujeito pratica a acção designada pelo verbo) – Ex: O pai chama o filho.
·         Passiva (sujeito sofre a acção praticada por outro) – Ex: O filho é chamado pelo pai.

1.6.Formas nominais

·         Infinitivo (o processo verbal em potência; é o nome do verbo; exprime a ideia da acção) – Ex. Lutar é vencer!
·         Gerúndio (apresenta a acção a decorrer, desempenhando funções exercidas pelos adjectivos e advérbios) – Ex: E lá foi ela cantando pela rua.
·         Partícipio Passado (designa o resultado do processo verbal, funcionando, ao mesmo tempo, como verbo e como adjectivo ) – Ex: Ele foi fotografado para uma revista.

2.Funções Sintácticas
1 – ao nível da FRASE
·         Sujeito
                  à SimplesEx: A Maria partiu para férias.
                  à CompostoEx: A Maria e a família partiram para férias.
                  à Nulo
                             - IndeterminadoEx: Diz-se que vai chover.
                             - SubentendidoEx: (Nós) Partimos para férias.
                             - ExpletivoEx: (-) Escureceu cedo.
·         PredicadoEx: A Maria partiu para férias.
·         VocativoEx: Maria, sempre vais para férias?
·         Modificador da Frase
                  à Ex: Em boa hora, a Maria partiu para férias. (Grupo preposicional)
                  à Ex: Felizmente, a Maria partiu para férias. (Grupo adverbial)
                  à Ex: Se tiver tempo, a Maria visitará o Minho. (Oração subordinada adverbial condicional)
2 - ao nível do GRUPO NOMINAL
·         Complemento do Nome
           
à Ex: O uso de aerogeradores é uma alternativa ao petróleo. (Grupo preposicional não oracional)
           
à Ex: O desejo de poupar energia leva-nos a substituir as lâmpadas.  (Grupo preposicional oracional)
           
à Ex: A consciência ecológica leva-nos a procurar energias alternativas.(Grupo adjectival)
·         Modificador do Nome
           
à Restritivo
                       -
Ex: O carro eléctrico é uma alternativa. (Grupo adjectival)
                       -
Ex: A cimeira de Ecologia definiu novas metas. (Grupo preposicional)
                       -
Ex: Os objectos que são reciclados poupam os recursos naturais. (Oração subordinada adjectiva relativa)
                      
- Ex: As medidas para o combate ao aquecimento global estão em curso. (Oração subordinada final)
           
àApositivo (entre vírgulas)
                       -
Ex: O Greenpeace, movimento de ecologistas, tem desenvolvido muitas campanhas. (Grupo nominal)
                       -
Ex: A Terra, poluída,corre perigo. (Grupo adjectival)
                       -
Ex: A Ilha da Madeira, com bons recursos naturais, atrai muitos turistas. (Grupo preposicional)
                      
- Ex: Este rio, que não está poluído, tem uma excelente praia fluvial. (Oração subordinada adjectiva relativa)

3 – ao nível do GRUPO VERBAL
·         Complemento
           
à Directo - Ex: A Mariana comprou uns ténis.
           
à Indirecto - Ex: A avó ofereceu uns ténis à Mariana.
           
à Oblíquo - Ex: A Mariana precisava de uns ténis.
           
à Agente da Passiva - Ex: Os ténis foram oferecidos pela avó.
·         Predicativo
           
àDo sujeito - Ex: A Mariana ficou radiante.
           
à Do Complemento Directo - Ex: A Mariana acha a avó muito querida.
·         Modificador do Grupo Verbal
            -
Ex: A Mariana estreou os ténis ontem. (Grupo adverbial)
                                   - Ex: A Mariana calçou os ténis com prazer. (Grupo preposicional
                                   - Ex: A Mariana calçou os ténis novos porque perdeu outros. (Oração subordinada  adverbial causal)

4 – ao nível do GRUPO ADJECTIVA
·         Complemento do adjectivo
            -
Ex: A empresa está satisfeira com os resultados. (Grupo preposicional não oracional)
            -
Ex: O pintor está feliz por ter vendido vários quadros. (Grupo preposicional oracional)

NOTA: O sombreado a amarelo é o que deve ser obrigatoriamente escrito na resposta! Uma resposta incompleta é conotada com 0 pontos, por isso, a classificação sintáctica deve ser completa a devidamente identificada quanto ao nível a que se adequa e à função.

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