História 10º ano 4º Teste
Eclosão e difusão do Renascimento
Recuperadas das fomes, das pestes e das guerras, as cidades europeias reanimam-se, através da expansão de um novo movimento cultural, o Renascimento. Esta expansão é condicionada pela descoberta das rotas do Cabo e das Américas – uma pluralidade de mares, territórios e colónias -, pela revolução das técnicas e dos conhecimentos – náutica, cartografia, astronomia -, pelas armas de fogo – o uso da pólvora, divulgada no século XV, permitiu o aperfeiçoamento das armas de fogo e de armas portáteis, como a pistola e a mina; esta artilharia a bordo das naus permitiu o domínio dos mares e a conquista de posições-chave em territórios longínquos -, e, finalmente, pela imprensa ou os caracteres metálicos e a prensa de impressão inventados por Guttenberg – Guttenberg foi o alemão que descobriu a imprensa, impressão com caracteres móveis e o primeiro livro impresso foi a “Bíblia das 42 linhas”, 1455; até ao século XIII, os livros eram manuscritos raros e caros, feitos em pergaminho e copiados à mão pelos monges copistas; assim, torna-se possível imprimir livros em grande quantidade, tornando-os mais baratos e, por isso, a imprensa torna-se um veículo da expansão cultural, de intercâmbio de ideias e de difusão de notícias.
A partir destas condições de expansão, o novo movimento cultural eclode, o Renascimento. O Renascimento foi um movimento cultural, cujo termo foi criado pelo pintor e escultor Giorgio Vasari, em 1550, no qual houve o ressurgimento da literatura e das artes baseado nas obras da Antiguidade, marcando a ruptura com os valores e a cultura da Idade Média. (O Renascimento é considerado como uma passagem, lenta e gradual, da medievalidade para a Época Moderna.)
O Renascimento teve origem em Itália e tomou como centros culturais as prósperas cidades italianas: Florença (governada pela famíia Médicis, protectora das letras e artes, que teve artistas como Pico Della Mirandola, Brunelleschi, Donatello, Botticelli e Leonardo Da Vinci), Roma (teve artistas como Rafael e Miguel Ângelo), República de Veneza (teve artistas como Ticiano e Giorgione), entre outras cidades como Nápoles, Milão, Ferrara, Mântua e Urbino. Foi um movimento cultural que se difundiu por toda a Europa, de onde se destacam: os humanistas Eramo de Roterdão (Holanda), Shakespeare e Thomas More (Inglaterra), as cidades Lyon e Paris (França) e as Universidades Heidelberg (Alemanha), Oxford e Cambridge (Inglaterra).
Esta renovação cultural incidiu tanto sobre as letras, como sobre as artes e as ciências, ao mesmo tempo que fazia renascer a cultura clássica. O Homem tornou-se o centro do pensamento humano, o Antropocentrismo que substituía o Teocentrismo – o Humanismo: movimento cultural que se produziu durante o Renascimento, entre os intelectuais, por reacção contra o pensamento medieval e eclesiástico, e por um regresso às fontes de inspiração da Antiguidade Clássica, e que consistiu na redescoberta, reinterpretação e edição dos escritores clássicos, gregos e latinos, e na valorização do Homem e da sua personalidade. Assim, a valorização da Antiguidade Clássica fez-se através:
· Da Procura/Recuperação dos manuscritos clássicos
· Do Aperfeiçoamento da língua latina (hebraico, grego, latim) e da sua aprendizagem
· Da tradução, comentário e divulgação de obras antigas
· Da imitação formal e temática
· Do Racionalismo
· Do Individualismo (“mente sã, corpo são”): corrente doutrinal e prática que sobrevaloriza o indivíduo e o seu papel na construção das sociedades e da História.
Além dos humanistas valorizarem a Antiguidade Clássica e a renascerem, conseguiram ainda superar os Clássicos, através:
· Da consciência da modernidade
· Da afirmação das línguas e literaturas nacionais
· Da conciliação dos valores clássicos com a moral cristã (visto que, contrariamente aos cristãos, os antigos eram politeístas)
Assim, renascendo o clássico e debitando toda a confiança e saber no próprio Homem, nasce uma nova mentalidade com o Renascimento!
2. Revolução das concepções cosmológicas
O entendimento que o Homem tinha do Cosmos sofreu grandes alterações nos séculos XVI e XVII. Combinando o cálculo matemático com a observação e o saber experimental, operou-se a chamada revolução das concepções cosmológicas que está na génese da ciência moderna.
Tudo começou com Copérnico – revolução coperniciana: nova concepção de Universo, devido a Copérnico, que faz do Sol o centro do Mundo (heliocentrismo); saldou-se a médio prazo (graças às descobertas de Tycho Brahe, Kepler e Galileu), nas seguintes consequências: fim do geocentrismo ptolemaico, substituição do Universo fechado aristotélico pelo mundo infinito, descrença na superioridade do conhecimento científico dos Antigos, esmorecimento de convicções religiosas. -, que se atreveu a contrariar a teoria geocêntrica de Ptolomeu, respeitada desde o século II. De acordo com as ideias ptolemaicas (que reforçavam as de Aristóteles), a Terra, completamente imóvel e formada por terra, ar, fogo e água, ocupava o centro do universo infinito. À sua volta, moviam-se os corpos celestes, num movimento perfeito, descrevendo órbitas circulares uniformes.
Para a Igreja, era blasfémia dizer que a Terra se movia e não o Sol. Porém, Copérnico negou Ptolomeu. Segundo Copérnico, o movimento circular uniforme das esferas celestes é verdadeiro; já o movimento retrógrado de alguns deles resulta de uma ilusão, que se deve ao facto de a Terra ter movimento. Para ele, a Terra não era o centro do Universo, mas o Sol – Teoria Heliocêntrica. Todas as esferas e corpos celestes giram à sua volta, num movimento de translação, tal como giram em torno do próprio centro, num movimento de rotação, explicando assim a sucessão dos dias e das noites e das estações do ano do nosso planeta. À volta da Terra, apenas gira a Lua. Copérnico foi mais matemático do que astrónomo, fez mais cálculos do que observações.
Outros tentaram, através de teorias explicativas e dados experimentais, provar a teoria de Copérnico, abalando a teoria geocêntrica de Ptolomeu e a doutrina da Igreja. Estes contributos deram-se também a Giordano Bruno (filósofo e frade italiano), Ticho Brahe (astrónomo dinamarquês), Johannes Kepler (astrónomo alemão) e Galileu Galilei (astrónomo italian0, que provou finalmente a teoria heliocêntrica de Copérnico).
3. Mecenato (A Ostentação das Elites Cortesãs e Burguesas)
Após várias crises, renova-se a vontade de viver e o desejo de prazeres imediatos – patente no séc. XV, época em que se viveu um grande desenvolvimento económico e de grande mobilidade social.
A nobreza renovara-se com a ascensão de burgueses enriquecidos (estes adoptaram valores aristocráticos, nomeadamente o investimento em bens de raiz e o gosto pelo luxo). Esta nova “classe” (alta burguesia) está particularmente interessada em obter fama e glória (honra e trabalho) e fazer fortuna. Situação particularmente visível em Itália, fruto da próspera situação económica das suas cidades-estado.
O gosto pela ostentação está patente na arquitectura (ricos, Palácios e solares), nas Obras de arte e no vestuário (a moda tornou-se verdadeiramente requintada e extravagante).
Umas das famílias mais conhecidos da Europa foi a dos Médicis em Florença, cujo grande Homem era Lourenço de Médicis (séc. XV). Na sua corte, realizavam-se grandes manifestações culturais e nela trabalham homens notáveis do Renascimento, ex: Leonardo da Vinci, Donatello, entre outros.
Os (mecenas) Príncipes favoreceram os Homens da altura principalmente os artistas a quem concedem meios financeiros e condições de trabalho. Prestigiam as suas cidades, engrandecendo-as.
Em Itália, destacam-se várias famílias:
- Os Médicis (Florentinos) distinguiram-se no comércio e actividades bancárias
- Os Strozzi (Florentinos) eram banqueiros e investiam na construção de monumentos.
4. Artes:
· Pintura
Características:
- Naturalismo acentuado na procura na verosimilhança (baseado no estudo anatómico)
- Forte interesse pelo Homem, pela forma do seu corpo e pelas potencialidades expressivas (Humanismo)
- O gosto pela monumentalidade
- O gosto pelo Clássica (a sua recuperação)
- A escultura vive por si própria, aparece desassociada a um edifício
Temas:
- A figura humana/retrato
- Temas religiosos
- As estátuas equestres
- O Ressurgimento da representação do nu
- Temas mitológicos
Tipos:
- Frescos
- Têmperas
- Pintura a óleo
Suportes:
- Madeira
- Linho
- Entre outros
Ver pinturas manual, suportes; elementos presentes, pintores consagrados.
· Escultura (ver esculturas e autores no livro)
Características:
- Humanismo
- Naturalismo
- Rigor anatómico
- Expressão fisionómica
- Espontaneidade e ondulação das linhas
- Equilíbrio e racionalidade (geometria e aperfeiçoamento técnico)
Temas:
- Figura Humana
- Ressurgimento do gosto pelo nu
- Mitologia grega/romana
- Temas religiosos (ex. Pietás)
- Estátuas equestres
Materiais: mármore, pedra, bronze, madeira e terracota (barro)
Escultores: Lorenzo Ghiberti, Donatello, Miguel Ângelo.
· Arquitectura
A arquitectura do Renascimento é descendente natural da arte da Antiguidade Clássica, da Grécia e de Roma, de que herdou os princípios fundamentais da harmonia e do equilíbrio.
Brunelleschi foi o iniciador da arquitectura renascentista, pôs na base da nova linguagem e o conceito – criado pelos Gregos e utilizado; depois deles, pelos Romanos – de «ordem arquitectónica».
À Antiguidade foram-se buscar os elementos essenciais na forma de construir:
- as ordens arquitectónicas (dórica, jónica e coríntia)
- arco de volta perfeita
- frontão triangular
- abóbada de berço
- cúpula, etc.
Características principais
- cornijas nos terraços
- uso de arcos de volta perfeita
- frontões triangulares
- colunas com capitéis clássicos (ordem dórica, jónica e coríntia)
- o gosto pelo círculo
Devido a isso, o Renascimento transforma-se numa segunda época Clássica.
A arquitectura renascentista nasceu da exigência de racionalismo, ao qual tudo foi subordinado. Disto resultou que o edifício ideal é aquele em que todos os eixos são simétricos: tanto na horizontal como na vertical. São os elementos arquitectónicos que definem o espaço.
Traços da Arquitectura:
- Materialização rigorosa do espaço arquitectónico e da proporção: simetria, regularidade, alinhamento e proporção e riqueza de ornamentação
- Procura de uma harmonia racional
- Perspectiva linear
- Abóbadas de berço e de arestas
- Cúpula
- Arco de volta perfeita
- Pilastra (coluna embutida na parede)
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